Entenda sobre as propostas do FORMA
O FORMA é um projeto pautado nos preceitos oficiais da Universidade Aberta do Brasil (UAB) - Capes de educação aberta, online e com objetivo central na democratização do acesso à informação e na disseminação do conhecimento acadêmico.
Nossas ações integradas à UAB na Unifesp são direcionadas ao desenvolvimento de profissionais que atuam direta ou indiretamente na área da educação, como: gestores, docentes, tutores, técnicos em assuntos educacionais, estagiários, educadores populares, outros educadores e equipes técnicas que apoiam ações educacionais.
A finalidade desse espaço é construir e aprofundar conhecimentos da educação contemporânea, a partir de uma visão interdisciplinar e sistêmica, ou seja, que reconhece a educação como conhecimento complexo (Freire, Arroyo, Morin, Bauman, Santos, Illich, Giroux). Na perspectiva crítica, pretendemos ampliar o conhecimento da cultura digital e suas contribuições para a educação.
Como Universidade Pública, nossa responsabilidade política e social é viabilizar a apropriação de conhecimentos e a preservação do patrimônio científico, técnico e cultural relevante à realidade e ao exercício da cidadania, bem como, produzir novos conhecimentos visando o desenvolvimento da criatividade intelectual e da reflexão crítica social.
Os cursos do FORMA organizam-se nas seguintes categorias:
- Educação na Diversidade
- Educação e Cultura Digital
- Educação para Acessibilidade
- Educação para Sustentabilidade
E trazem como eixo transversal a Educação na contemporaneidade, o que remete a temáticas emergentes da sociedade e ao compromisso de inovação didática e pedagógica. Para tanto, as categorias apresentadas são repensadas e reorganizadas de acordo com as demandas da sociedade.
O Público alvo:
- Professores universitários e de educação básica que atuam na rede pública;
- Educadores formais e não formais;
- Técnicos: profissionais como designers, programadores, pedagogos e outros que atuam na área educacional;
- Gestores na educação;
- Pesquisadores: alunos de mestrado, doutorado e professores.
- Alunos da área da educação (licenciatura, pedagogia), designer educacional.
Agradecemos o acesso e contamos com a sua participação como cursista e como professor criador de cursos que se integrem à concepção pedagógica do FORMA.
ACESSE: Site produzido pela equipe polidocente UAB: https://forma.unifesp.br/
Cursos disponíveis
Formação de Educadores para Atuação na Qualificação de Agentes Indígenas de Saúde
PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DE AIS/AISAN
Curso teste
teste
Gamificação para ajuste curriculares-ECD
O curso é um exercício para alunos do TEDE, futuros Designers Educacionais, para o componente Curricular PI com os (as) professores (as) Cícera Malheiro e Luciano Gamez.
Paulo Freire e a formação em saúde: diálogo e círculo de saberes na educação interprofissional
A formação na saúde e as influências de Paulo Freire: diálogo, educação popular e círculo dos saberes. A educação interprofissional (EIP) e a proposta freireana: conexões e ressonâncias.
Temas de Economia da Saúde
Ementa:
A economia é um ferramental teórico e prático que tem tomado significativa relevância para a saúde brasileira e mundial. Compreender seus conceitos e ferramentas diretos e correlatos é artifício fundamental para a compreensão, gestão e análise dos serviços e produtos de saúde.
Público-alvo:
Profissionais com formação de nível superior, que exerçam ou pretendam
exercer funções de liderança em clínicas, hospitais, laboratórios farmacêuticos
ou operadoras de saúde. Profissionais da saúde, gestores e administradores do
sistema público e privado de saúde.
Temas de Economia da Saúde - 2ª Turma
Ementa:
A economia é um ferramental teórico e prático que tem tomado significativa relevância para a saúde brasileira e mundial. Compreender seus conceitos e ferramentas diretos e correlatos é artifício fundamental para a compreensão, gestão e análise dos serviços e produtos de saúde.
Público-alvo:
Profissionais com formação de nível superior, que exerçam ou pretendam
exercer funções de liderança em clínicas, hospitais, laboratórios farmacêuticos
ou operadoras de saúde. Profissionais da saúde, gestores e administradores do
sistema público e privado de saúde.
Dodiscência - reflexão crítica da Docência
O curso com foco na epistemologia freiriana é parte da celebração pelos centenário do patrono da educação do Brasil.
Teremos em setembro o evento que será on line. Informaçãoes: https://forma.unifesp.br/
Escuta ativa em práticas dialógicas
Ementa: Estudo das premissas ontológicas e epistemológicas que sustentam as obras de Paulo Freire, especialmente “Extensão ou Comunicação?” que, apresentam com consistência os fundamentos para o tema proposto neste estudo. O conceito de diálogo, na concepção de Freire alerta para o fato de que os sujeitos dialógicos aprendem e crescem na diferença. Respeito às diferenças e ao inacabamento inerente aos seres humanos. O papel da escuta ativa e das práticas restaurativas na educação.
Público-alvo: professores de educação básica, estudantes da graduação e da pós-graduação, educadores em geral.
PAM-Programa de Apoio a mães
PAPRO - Programa de Apoio aos Professores (as)
Este curso é será o laboratório para alunos do TEDE na disciplina de PI do Primeiro semestre de 2021 na UC-3 que tem como professores responsáveis Luciano Gamez e Cicera Malheiro.
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